SOA - Desafios para o Processo de Desenvolvimento de Software
Desafios para o Processo de Desenvolvimento de Software
Miguel Gouveia1, Vitorino Gouveia2
Abstract. Este artigo aborda a adopção da SOA como via para o alinhamento das arquitecturas aplicacionais e de processos e as necessidades crescentes de negócio das organizações. São identificados as principais motivações e benefícios, mas também desafios que a adopção pelo SOA acarreta para as organizações em geral e processo de desenvolvimento de software em particular. Neste contexto, o artigo aborda a influência do SOA no processo de desenvolvimento de software, nomeadamente ao nível das fases no desenvolvimento, organização de projectos de desenvolvimento, e princípios e padrões de desenho. A título de exemplo, é apresentado uma suite de ferramentas da IBM que agilizam a implementação de projectos baseados em SOA.
1. Introdução
O tema das arquitecturas orientadas a serviços (SOA), tem vindo a tomar um especial protagonismo na industria de engenharia de software. Grande parte dos responsáveis pelos Sistemas de Informação (SI) nas organizações, vêm as arquitecturas SOA, como a mais recente tentativa para promover a reutilização de componentes no desenvolvimento, integração e manutenção de aplicações corporativas.
Um estudo recente do Yankee Group a 473 empresas de consultoria revela que 75% destas pretende investir em SOA em 2005. Do mesmo modo, a Gartner prevê que em 2009, as SOA irão desempenhar um papel dominante nos novos projectos de desenvolvimento de software.
Com a crescente importância do e-business e e-commerce na economia actual, as organizações necessitam de adaptar, em tempo útil, a sua oferta e processos internos aos novos requisitos do negócio e necessidades de clientes, parceiros e fornecedores e colaboradores. A implementação da uma SOA pretende responder a estes requisitos através de uma abordagem orientada aos serviços, onde componentes de software são agrupados em componentes reutilizáveis e que podem ser