Snowboard
O snowboard masculino e feminino fez sua estreia Olímpica nos Jogos de Nagano 1998 com as Snowboard é um esporte radical, praticado na neve. Sobre uma prancha, o participante desliza na neve fazendo manobras.
Sherman Poppen reparou que a sua filha tentava manter-se em pé em cima de um trenó, enquanto deslizava pela encosta de uma colina próxima de sua casa.
É a partir desta situação que Sherman decide perder algum tempo na sua garagem, onde pegou num par de esquis para crianças, aparafusando-os juntos com dowels, que considerou funcionarem como «travões de pé». A sua filha Wendy levou o trenó para a colina e experimentou-o. As outras crianças, quando viram o que o pai dela fizera, pediram que ele lhes fizesse um igual e o engenheiro fez-lhes a vontade.
A mulher de Poppen fundiu as palavras «surfista» e «neve» inventando o Snurfer. Poppen começou a construir os seus Snurfers distribuindo-os através de lojas de artigos desportivos e de brinquedos vendendo milhões de unidades nos dez anos seguintes.
O Snurfer viria a inspirar os pioneiros do snowboarding como Jake Burton Carpenter que desenvolveu novos modelos que levariam ao Snowboard moderno que actualmente é utilizado por milhões de pessoas.
Da mesma forma que o Skate ou o Surf, a sensação de deslizar num snowboard proporciona uma harmonia e um sentimento de liberdade que fazem desta disciplina uma paixão.
Desde o início, o snowboarding progrediu de simples pranchas toscamente construídas em madeira, com extremidades de metal – para servirem de direcção – até à construção high tech, que os fabricantes andam há anos a aperfeiçoar até ao resultado actual com