Quest O1
Questão 1
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão A educação é direito de todos e dever do Estado.
I) O direito de todos à Educação decorria do tipo de sociedade correspondente aos interesses da nova classe que se consolidara no poder: a burguesia. Tratava-se de construir uma sociedade democrática, de consolidar a democracia burguesa, neste quadro, a causa da marginalidade é identificada com a ignorância.
II) A escola surge como um antídoto a ignorância, logo um instrumento para equacionar o problema da marginalidade. Seu papel é difundir a instrução, transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente.
III) A escola se organiza como uma agencia centrada no aluno, o qual transmite suas opiniões e pontos de vista.
Assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. Corretas apenas a I e II;
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Corretas apenas a I e III;
d. Corretas apenas a II e III;
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Segundo PERRENOUD, 1993, p. 25, “Ensinar é, antes de mais, fabricar artesanalmente os saberes tornando-os ensináveis, exercitáveis e passíveis de avaliação no quadro de uma turma, de um ano, de um horário, de um sistema de comunicação e trabalho. É o que Chevallard, na esteira de Verret, designa por transposição didática. A partir da citação anterior, podemos concluir que Perrenoud (1993) compreende
I. a transposição didática como a característica que diferencia a prática docente. Nesse sentido, a prática docente encontra sua especificidade na transposição didática, ou seja, na atividade de tornar compreensíveis conhecimentos complexos a diferentes públicos, dependendo da bagagem cultural desse mesmo público.
II. Isso quer dizer que a Ciência, em geral, busca resolver problemas do cotidiano. Mesmo as pesquisas mais especializadas, como por exemplo, as da Biogenética