olimpíadas de inverno-snowboard
A competição é realizada a cada quatro anos, após a eleição no COI (Comitê Olímpico Internacional) da cidade-sede.
Desde 1908, alguns esportes na neve eram disputados junto com os Jogos Olímpicos de Verão.
Até 1936 os Jogos de Verão e de Inverno eram disputados no mesmo país e no mesmo ano. Após a Segunda Guerra Mundial (que causou o cancelamento de duas edições), os Jogos passaram a acontecer em países diferentes. Apenas em 1986, porém, a data dos Jogos de Inverno foi separada dos de Verão, ambos acontecendo em anos pares.
Modalidade snowboard A prática de snowboard mistura habilidades de esqui, skate e surfe. Os atletas descem pelas pistas de neve com os pés bem fixados em pranchas.
A modalidade está nas Olimpíadas desde Nagano 1998. No programa dos Jogos de Inverno de 2014 há cinco provas valendo medalhas: halfpipe, slalom gigante paralelo, slalom especial paralelo, snowboard cross e o estreante slopestyle. Todas as disputas são divididas entre categorias masculinas e femininas. Halfpipe (F e M): provas de estilo livre onde as manobras, giros, arremesso e aterrissagem são avaliados por juízes, que determinam o vencedor.
O evento é disputado em uma pista em formato de ‘’U’’, inclinada, com paredes curvadas. Slalom gigante paralelo (F e M): prova disputada na montanha, na qual dois atletas