SNMP
O Simple Network Management Protocol (SNMP) é um protocolo padrão da Internet para gerenciar dispositivos em redes IP. Os dispositivos que geralmente têm suporte para o SNMP são roteadores, switches, servidores, estações de trabalho, impressoras, suporte de modem, no-breaks dentre outros. É parte do UDP. O SNMP possibilita aos administradores de rede gerir o desempenho da rede, encontrar e resolver problemas de rede, e planejar o crescimento desta.
O SNMP é um protocolo padrão usado para gestão de redes, que define os formatos dos pedidos que o gestor envia para o agente e os formatos das respostas que o agente retorna, assim como o significado exato de cada pedido e resposta. Uma mensagem SNMP é codificada com um padrão designado de ASN.1 (Abstract Sintax Notation).
2. Operações Suportadas pelo SNMP
2.1. Get: uma estação de gerenciamento recupera um valor do objeto escalar de um agente.
2.2. Set: uma estação de gerenciamento atualiza um valor do objeto escalar de um agente.
2.3. Trap: um agente envia um objeto escalar não solicitado para uma estação de gerenciamento da rede.
3. Formato SNMP
Em SNMP, as informações são trocadas entre uma estação de gerenciamento e um agente na forma de uma mensagem SNMP. Cada mensagem inclui o número da versão SNMP, o nome da comunidade para ser usado para esta troca e um de cinco tipos do Protocolo de Unidade de Dados (PDUs).
4. Recebimento de uma mensagem SNMP
Em princípio, uma entidade SNMP realiza as seguintes ações assim que recebe uma mensagem SNMP:
4.1. Faz uma supervisão na sintaxe básica na mensagem e descarta a mensagem se ela falhar na verificação;
4.2. Verifica o número da versão e descarta a mensagem se é incompatível;
4.3. A entidade do protocolo então passa o nome do usuário, a parcela PDU da mensagem e a origem e destino do endereço de transporte para um serviço de autenticação:
4.3.1. Se a autenticação falha, o serviço de autenticação avisa a entidade do