sms nr5
2013
Leonardo Rangel Volponi Pietralonga
Paulo Elias Gualandi Filho
Taline Liberato Alves
Resumo das Normas Regulamentadoras 25 à 30
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, como parte de avaliação referente ao segundo bimestre.
Profesor(a): Aline Rainha
Cachoeiro de itapemirim
2013
NR25 - Resíduos Industriais: Estabelece as medidas preventivas a serem observadas, pelas empresas, no destino final a ser dado aos resíduos industriais resultantes dos ambientes de trabalho de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Determina que todos os trabalhadores envolvidos com o tratamento de resíduos devem ser capacitados pela empresa. Todas as indústrias são responsáveis por todos os seus resíduos produzidos, tais como sólidos, líquidos e gasosos, cabe a elas monitorarem o destino final desses resíduos para que eles não prejudiquem o meio ambiente e a qualidade de vida tanto das presentes quanto das futuras gerações. Os resíduos sólidos e líquidos de alta toxicidade e periculosidade devem ser dispostos com o conhecimento. Os resíduos efluentes (líquidos) devem e precisam ser tratados antes que sejam descartados, haja vista que todos os resíduos (sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos) devidamente tratados são reutilizados no ambiente fabril, economizamos água potável além de diminuir gastos.
NR26 - Sinalização de Segurança: Estabelece a padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho, de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores. A NR 26 determina a utilização de cores de segurança para as seguintes funções:
• Prevenção de Acidentes;
• Identificar os equipamentos de segurança;
• Delimitando áreas;
• Identificação de Tubulações de líquidos e gases advertindo contra riscos;
• Identificar e advertir acerca