SMS Industrializa o e meio ambiente
A industrialização começou a acontecer na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Houve uma grande mudança no processo de produção.
O que antes era produzido em pequena escala e de forma artesanal, começou a ser fabricado em grande escala. As máquinas começaram a fazer os trabalhos humanos.
Não se consumia mais só porque se precisava, a partir desse momento a população passou a consumir porque queria ter mais.
Atualmente é por meio desse processo que compramos a maior parte do que possuímos. Mas esse processo trouxe alguns impactos ambientais.
Danos Causados ao Ambiente
A principal forma de degradação ambiental nos grandes centros urbano-industriais é a poluição da água e do ar.
Na poluição da água os rios situados nas áreas urbanas e as águas do mar em muitos países transformaram-se em esgotos que recebem diariamente os compostos orgânicos — combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral) — e os compostos inorgânicos — metais pesados (cádmio, mercúrio, chumbo e estanho) — que são lançados pelas indústrias.
Esse tipo de poluição reduz a disponibilidade de água potável em várias partes do mundo porque este tipo de atividade humana têm agravado a degradação dos recursos hídricos.
Inúmeros exemplos reforçam a pequena preocupação com a destruição do ambiente, como o grande número de indústrias químicas que poluem as águas dos rios com substâncias tóxicas e o lançamento de mercúrio, que contamina a fauna e o próprio homem, resultando em sérios problemas de saúde. O Japão foi vitima de um grave acidente com derramamento de mercúrio na baía de Minamata, que afetou inúmeras pessoas e provocou doenças nas gerações posteriores, como o nascimento de bebês com deformações e problemas neurológicos. Além disso, o lançamento de esgotos domésticos, de hospitais, do comércio e da indústria piora cada vez mais a qualidade da água que abastece os grandes centros urbanos como São Paulo, Paris, Nova York, Rio de Janeiro, Cidade do