Smartphone
1
Smartphone
Smartphone (telefone inteligente, numa tradução livre do inglês) é um telemóvel com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados por seu sistema operacional. Os sistemas operacionais dos smartphones permitem que desenvolvedores criem milhares de programas adicionais, com diversas utilidades, agregados em sites como o Google Play. Geralmente um smartphone possui características mínimas de hardware e software, sendo as principais a capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, a capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal, e uma agenda de contatos que pode utilizar toda a memória disponível do celular – não é limitada a um número fixo de contatos.[1][2] Um smartphone pode ser considerado um telefone celular com as funcionalidades de um PDA.
Integração nos celulares
Um aparelho de última geração pode ter mais de 64 GB de dados disponíveis e, a exemplo da linha Samsung Galaxy, além de GPS nativo, possui filmadora, câmera digital, editores de texto, planilhas eletrônicas e centenas de aplicativos. A integração das funções no dispositivo também é de grande importância. Alguns aplicativos podem utilizar o GPS, o tocador (player) de música e a conexão de dados simultaneamente – caso do Nokia Sports Tracker.[3] Com esses recursos, durante um treinamento de corrida ou caminhada, o usuário pode acompanhar sua velocidade, a distância percorrida e o tempo de duração, além de ouvir música. Também é possível exportar os dados para o Google Earth, ver o trajeto no mapa e verificar quais músicas foram ouvidas no percurso.
Galaxy Nexus, exemplo de Smartphone.
Smartphones x J2ME
Nokia Communicator 9000, 9110, 9210, 9500
Apesar de grande parte dos telemóvel atuais serem capazes de rodar novos aplicativos escritos em J2ME (ou midlets), estes não podem ser considerados verdadeiros "smartphones"[carece de fontes?], pois a funcionalidade deste tipo de