Smartphone
Um smartphone pode ser considerado um telefone celular com as funcionalidades de um PDA. No segundo trimestre de 2013, os smartphones superaram em vendas pela primeira vez na história os celulares tradicionais, também conhecidos como dumbphones. Os smartphones responderam por 51,8% das vendas de telefones móveis, com 225 milhões de unidades, segundo a consultoria Gartner
O primeiro conceito de combinação de telefonia com computação veio em 1973, mas o primeiro produto a combinar as duas funcionalidades foi o IBM Simon e só veio a ser lançado em 1993, o termo smartphone foi usado pela primeira vez em 1997 pela Ericsson.4 .
Em 1996 a Nokia lançou o Nokia 9000. A popularização veio no final da década de 1990 com os PDAs, que utilizavam principalmente os sistemas Palm OS, BlackBerry OS e Windows CE/Porkcet PC, durante vários anos a BlackBerry dominou o mercado de smartphones até o lançamento do iPhone da Apple em 2007, que foi o primeiro smartphone multitouch e sem teclado físico. Em 2008 a Google lançou o Android, sistema operacional gratuito que é atualmente o mais usado nos smartphones.
Etimologia[editar | editar código-fonte]
"Smartphone" é um termo da língua inglesa que significa, literalmente, "telefone inteligente".
Integração nos celulares[editar | editar