Slow fashion
SUSTENTÁVEL
AMANDA ROCHA DE SOUZA
RESUMO
Este artigo propõe uma reflexão sobre a sociedade atual, consumo e desenvolvimento sustentável, que tanto se debateu no século XXI. Estudando e descrevendo maneiras para a indústria da moda se tornar sustentável e o consumo consciente. Tendo como objetivo analisar e propor um melhor e viável direcionamento sustentável e ético para a indústria da moda e que ao mesmo tempo equilibre o consumo. O slow fashion é o melhor projeto para reequilibrar o consumo e aplicar a sustentabilidade na indústria da moda, mas precisará da ajuda dos designers, empresários e mídia para que haja uma mudança em massa.
PALAVRAS-CHAVE slow fashion 1; moda ética 2; sustentabilidade 3; consumo 4; Kate Fletcher 5.
1
INTRODUÇÃO
Diferente de todo acervo bibliográfico que compõe-se o curso de design de moda,
e tantos assuntos repetitivos que já não tem tantas finalidades e objetivos para uma pesquisa que traga soluções reais para o meio em que vivemos, seja no ramo da Moda ou em um geral, abordaremos um assunto que está em vigor no Brasil e no mundo, a sustentabilidade. As universidades brasileiras de moda estão começando a debater e abordar o assunto sustentabilidade e moda ética, em algumas escolas já faz partem da carga-horária obrigatória, mas poucas são as pesquisas científicas sobre esse assunto no Brasil. As universidades europeias, há um bom tempo, abordam e pesquisam meios sustentáveis para a moda e uma solução para esse consumo desenfreado).
O artigo propõe uma reflexão sobre o paradigma que se estabeleceu no século
XXI: o desenvolvimento ambiental sustentável e sua implicação na criação de produtos para o vestuário de moda. Com o objetivo de analisar e propor um viável direcionamento sustentável e ético para indústria da moda e equilibrar o consumo. Uma análise de conceitos e teorias já existentes e estudos sobre sustentabilidade ligado á moda e ao