Slides
Há evidencias cientificas que o fator genético é relevante, mas não é único e sim pré disposicional. E os fatores ambientais, que inclui fatores sociais e biológico.
2 – Para que serve os estudos genéticos epidemiológicos? Ou como são realizados?
Servem para discriminar a importância do fator genético para a compreensão global e são realizados através de estudos populacionais, familiares, de gêmeos e de adoção.
3 – Qual é o conceito de esquizofrenia? / Quais as características clinicas da esquizofrenia?
É um transtorno mental de evolução crônica, com características deteriorantes. Sua evolução é processual e irreversível, ou seja não existe recuperação e por isso há impacto na vida social e econômica.
Não existe característica definidora isolada, por isso os sintomas são de características múltiplas e de domínios múltiplos.
4 – Quais são as dimensões psicopatológicas da esquizofrenia e os seus sintomas?
As cinco dimensões psicopatológicas são: Psicótica com delírios e alucinações; Desorganizada com desorganização de pensamento, distúrbios de atenção e comportamento bizarro; Deficitarios com embotamento afetivo, déficit volitivo e retraimento social; Cognitivo com perda da capacidade de abstrações e de insight e a afetiva, depressão, sentimento de culpa, ansiedade psíquica e autonômica.
5 – QUAL A ETILOGOIA DA ESQUIZOFRENIA?
Não existe causa única e sim fatores co-concorrentes. O fator genético é necessário, mas não suficiente, é predisposicional e considera-se que tem uma importância de 70%. E os fatores ambientais são os acometimentos cerebrais como exposição pré-natal à viroses, privação nutricional pré-natal, complicações de gestação e parto, e os fators ambientais fisiológicos e os psicossociais.
6- Qual é a fisiopatologia?
A pessoa nas CE sem a doença mas com a predisposição e a doença vai eclodir na adolescência possivelmente com 3 estágios: Neurodesenvolvimental,