Slides Projeto Mul II
PEDAGOGIA
ATPS PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
FERNANDA CALCIDONI DE TOLEDO RA - 7320523718
JULIANA APARECIDA FOLHA RA - 7365535531
MARIA ALBERLANIA FIGUEIREDO DE LIMA RA - 7320534756
MARIA APARECIDA NOGUEIRA LUIZ RA - 7321547116
TAMIRES SIQUEIRA GOZETTO RA - 7328558014
Tutora: Luana Fernanda Rodrigues Fabregat
Piracicaba, 18 de setembro de 2014.
INTRODUÇÃO
Grandes estudiosos e pensadores da educação buscaram entender como as crianças se relacionavam com o mundo. Após muitas observações e investigação descobriram que a comunicação destas com o ambiente se dava através das brincadeiras.
É através da brincadeira que as crianças se comunicam com o mundo, aprendem e se desenvolvem.
Aprovada pela Assembleia das Nações Unidas em 1950, o princípio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança estabelece: que toda criança tem direito ao lazer infantil – brincar.
A brincadeira é a atividade principal da criança. Tamanha a importância deste fato que cabe a escola incentivar o ato de brincar.
Muitas escolas mantém uma brinquedoteca (espaço organizado com coleção de jogos e brinquedos) como maneira de potencializar o lúdico no aprender. A criança encontra no brinquedo uma forma de distração, prazer e divertimento. Brincando a criança se expressa, comunica, por meio do brinquedo cria suas próprias fantasias e se identificando com os personagens da literatura infantil e que ao mesmo tempo vai favorecendo meios de convivência e pressupostos para formação de sua própria identidade.
Assumindo que os jogos e brincadeiras oportunizam e promovem o desenvolvimento físico, mental e emocional da criança abordaremos neste trabalho a importância da ludicidade e dos espaços lúdicos na escola.
FRIEDRICH FROEBEL
Um dos primeiros educadores a ver a importância da educação infantil para a formação da fase adulta. Foi o precursor do Jardim de Infância.
Defendia a educação como interesse individual e através da prática.
Sendo através das brincadeiras a