SlideFinalFundMoldeMetalico
710 palavras
3 páginas
24/05/15PROCESSOS DE
FABRICAÇÃO
Fundição em moldes metálicos COLABORAÇÃO
Maria
Alice Flores de Lima Souza
Robson
ADM
da Cruz Roque
Andrade Paiva
Pré-moldados
Tarumirim-MG
24/05/15
Lidiane
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado um dos
“braços” do processo metalúrgico: a fundição em moldes metálicos ou permanentes, que geralmente são fabricados em aço ou ferro fundido e que tem o preenchimento do metal através de gravidade ou pressão.
A fundição com molde permanente emprega um molde reutilizável. As vantagens desse processo incluem componentes como forma semi-acabada, um melhor acabamento da superfície e propriedades mecânicas melhoradas. 24/05/15
FUNDIÇÃO EM MOLDES
METÁLICOS
O processo de fundição em moldes permanentes é particularmente adequado para a produção em larga escala de peças fundidas pequenas e simples, sem rebaixos complexos ou partes internas intrincadas.
A utilização de moldes metálicos está restrita a algumas ligas: Pb, Zn, Al, Mg, certos bronzes e excepcionalmente o ferro fundido.
24/05/15
24/05/15
FUNDIÇÃO EM MOLDES
METÁLICOS
No caso da fundição por gravidade, o molde consiste em duas ou mais partes unidas por meio de grampos para receber o metal líquido. Isso pode ser feito manualmente, ou por meio de dispositivos mecânicos movidos por conjuntos hidráulicos, que comandam o ciclo de abertura e fechamento dos moldes.
Tanto os moldes quanto os machos são cobertos com uma pasta adesiva rala feita de material refratário cuja função, além de proteger os moldes e facilitar a desmoldagem.
24/05/15
24/05/15
FUNDIÇÃO EM MOLDES
METÁLICOS
Os moldes metálicos também são usados no processo de fundição sob pressão. Este consiste em forçar o metal líquido a penetrar na cavidade do molde, chamado de matriz. A matriz, de açoferramenta tratado termicamente, é geralmente construída em duas partes hermeticamente fechadas no momento do vazamento do metal líquido.
O metal é bombeado na cavidade da matriz