slide
Dinâmica
Em uma cidade universitária com 700 mil moradores na época de aulas, com cursos de graduação com mensalidades de cerca de
R$2000,00, você possui um capital inicial de
R$5000,00 para montar seu próprio negócio...
...O que você venderia e porquê?
Empreendedorismo social
Empreendedorismo Social é o processo de procura e implementação de soluções inovadoras e sustentáveis para problemas importantes e negligenciados da sociedade que se traduz em Inovação Social sempre que se criam respostas mais efetivas (relativamente às alternativas em vigor) para o problema em questão.” Empreendedores
Sociais
São aqueles que possuem visão estratégica,
habilidades interativas, determinação, inovação, criatividade, ousadia, atitude ética, transparente e responsabilidade social.
Missão
Concebe a riqueza como meio para alcançar determinado resultado social.
Negócio social
O negócio de um empreendimento social tende
a não se limitar na produção ou prestação de um serviço, mas também no compromisso com a transformação de seus “Clientes”.
Planejamento
Como qualquer empreendimento depende de
ferramentas poderosas para atingir os objetivos sociais que possui, tais como: modelagem de negócios sociais; Design Thinking; elaboração de projetos sociais, network e marketing social.
Resultado Social
Empreendimentos sociais podem e devem
obter renda, porém a renda não se torna lucro e sim investimento na continuidade dos projetos e o meio pelo qual o verdadeiro resultado pode ser alcançado. Como qualquer resultado, ele deve ser constantemente monitorado e avaliado por critérios bem definidos.
Exemplos Históricos de
Empreendedores Sociais Líderes:
Susan B. Anthony (EUA) Lutou pelos Direitos das Mulheres
nos Estados Unidos, incluindo o direito de controlar os bens, e ajudou a liderar o processo de aprovação da 19ª emenda.
Dra. Maria Montessori