Osvaldo Cruz - Descobertas revolucionárias da saúde
INSTITUTO DE HUMANIDADES ARTES E CIÊNCIAS
COMPONENTE CURRICULAR: TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE I
DISCENTES: CLAUDINÉIA SANTOS SILVA
DOCENTE: VANESSA PRADO
DESCOBERTAS REVOLUCIONÁRIAS DA SAÚDE.
OSVALDO GONÇALVES CRUZ Quando ouvimos falar em descobertas revolucionárias na saúde, diversos representantes nos vêm a lembrança. Osvaldo Gonçalves Cruz sem dúvidas é um desses grandes nomes os quais trouxeram inúmeras contribuições e mais especificamente descobertas que fizeram o campo da saúde avançarem rumo ao progresso, não ficando apenas em suas falácias, mas mostrando ao mundo em sua prática sua forma de fazer revolução.
Diante de inúmeras contribuições de Osvaldo Gonçalves Cruz para o campo da saúde que fizeram- se referências dentro e fora do Brasil, consideramos como sendo de extrema importância a lembrança, abordagem e aprofundamento no reconhecimento deste, tendo em vista que além de erradicar a febre amarela no Brasil, Osvaldo Cruz, revolucionou a história do saneamento no Rio de Janeiro, bem como, reformulou os códigos sanitários e reestruturou todos os órgãos de saúde do país.
Osvaldo Gonçalves Cruz, nasceu em 5 de Agosto, de 1872, em Serra Paulista de São Luís Paraitinga. Filho mais velho de Amália Taborda e Bento Gonçalves Cruz. Osvaldo Cruz é reconhecido por ter sido um dos maiores médicos e sanitárias do Brasil, o qual enfrentou as epidemias de passagem do século XIX para o século XX.
Aos 14 anos ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Durante os seis anos em que frequentou o curso, não demonstrou grande interesse pela clínica, mas sentiu-se completamente fascinado pelo mundo microscópico, que começava a ser revelado pelas descobertas de Louis Pasteur, Robert Koch e outros investigadores. A chamada revolução pausteuriana estava promovendo uma transformação radical na medicina. Doutorou-se em 1892, defendendo a tese A Veiculação Microbiana pelas Águas ( Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina