Slide sobre Motivação
Então como vimos a motivação vem de dois fatores ou motivos que impulsiona ou provoca a motivação para o trabalho.
É uma interação entre os motivos/fatores internos das pessoas e os estimulos da situação ou ambiente, chamados de motivos/fatores externos.
Entao:
As teorias a respeito das necessidades humanas fornecem a primeira explicação importante para o papel dos motivos internos na motivação.
Segundo essa idéia, o comportamento humano é motivado por estímulos interiores chamados necessidades, que são estados de carência.
As pessoas agem, nas mais diferentes situações, para satisfazer a esses estados de carência.
Por exemplo a fome é uma necessidade que motiva o organismo a procurar alimento (direção da motivação).
Quanto mais forte essa necessidade, maior é o empenho em realizar o objetivo de conseguir alimento (intensidade da motivação).
Uma vez satisfeita a necessidade, o organismo passa para um estado de saciedade ou satisfação, e o alimento deixa de representar um estimulo. A motivação para aquele determinado comportamento deixou de existir (duração da motivação)
Outras necessidades podem ter um clico de satisfação mais longo, não sendo atendidas pontualmente, de momento a momento. É o caso da motivação para o poder, que não provoca a saciedade, mas pode ficar mais intensa a cada momento.
Certas necessidades são instrumentais para a satisfação de outras. Há necessidades que são terminais, satisfazendo-se em si mesmas. Para algumas pessoas, a necessidade de ganhar dinheiro é instrumental (ou, é um instrumento) para o atendimento das necessidades de sobrevivência. Para outras pessoas, a necessidade de ganhar dinheiro é terminal – é uma finalidade em si mesma.
Segundo as teorias sobre as necessidades humanas, a realização de objetivos e o desempenho estão ligados à busca da satisfação de carências. Sabendo que, se o objetivo for alcançado, uma carência será satisfeita, a pessoa empenha-se na perseguição, tanto mais