SLIDE PODER FOUCAULT Copia 4
BRUNO RAMOS
EMILY DALL’ORTO GAVA
FLAVIA PEDROSA SOARES
MERCEDES FROES
RHUBIA SOUZA
Que é Poder ? Para Foucaut o poder não é uma "coisa", não tem sede única nem titular. O poder circula, exerce-se em rede. O indivíduo é um efeito do poder, é seu centro de transmissão. O poder passa através do indivíduo que ele constitui. Agimos agidos pelo poder.
O poder é dinâmico.
Para Foucault, o poder não existe, o que existe são as relações de poder.
No entender de Foucault, o poder é uma realidade dinâmica que ajuda o ser humano a manifestar sua liberdade com co-responsabilidade. A ideia tradicional de um poder estático, que habita em um lugar determinado, de um poder piramidal, exercido de cima para baixo, em Foucault é transformada. Ele acredita no poder como um instrumento de dialogo entre os indivíduos de uma sociedade. A noção de poder onisciente, onipotente e onipresente não tem sentido na nova versão, pois tal visão somente servia para alimentar uma concepção negativa do poder.
*A
relação de poder em suas variadas formas e manifestações nos proporciona perceber que as relações de gênero (entre homem e mulher) não são estáticas, entre dominados e dominadas, mas mutáveis e transformáveis, pois ninguém é fixo numa posição e muito menos detém unicamente o poder.
* Gênero
faz parte de uma construção social do masculino e feminino. Ou seja, “sexo e gênero são noções construídas e transformadas em relações de poder nos processos sociais”.
Portanto essa construção é dizer o que é ser homem e o que é ser mulher, atribuir significados, papéis e funções diferenciadas a partir dessa identidade (“coisificação”) e isso vai estabelecer relações de poder que por vezes colocará os sujeitos em polos opostos e desiguais.
* Daí a condição histórica-sócio-cultural da subordinação da mulher.
Ou seja, a MULHER não é por NATUREZA dominada ou subordinada; mas esta é uma condição CONSTRUÍDA socialmente. *
Portanto, a partir desta definição de poder
podemos