Slide china
Forças Armads India *
A nova força da Índia | | Com mais de 1,3 milhão de homens e mulheres a serviço da nação, a Índia possui a terceira maior força militar do mundo em termos de efetivo. Contudo, o estado geral dos equipamentos é preocupante: os materiais estão envelhecidos e os veículos obsoletos. Com investimentos astronômicos, essa situação precária deve mudar | | por Olivier Zajec | | Com mais de 1 bilhão de habitantes, status de nação nuclear e uma expansão econômica extraordinária, a Índia atingiu o nível de potência mundial. Gigante em plena ascensão, o país conseguiu modificar sua imagem de simples “ator regional” ligado a uma “diplomacia moral”1 herdada dos anos de governo de Jawaharlal Nehru.
Os atores globais já não ousam fazer declarações como a do então secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, em 2001, que frustrado pelas fortes ligações nucleares entre Moscou e Nova Deli, disse que a Índia “é uma ameaça para os outros povos, no entender dos EUA, Europa ocidental e países da Ásia ocidental”2.
Cortejados por todos os grandes países do mundo, com exceção da China, os indianos podem hoje se dar ao luxo de escolher seus aliados. Tendo em mira o objetivo de se tornar membro permanente do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), eles esperam impacientemente alguns passos mais animadores da administração Barack Obama, que é percebida a priori como menos pró-indiana que a anterior, notadamente com relação à eterna disputa entre Nova Deli e