China ANTIGA Slides Ppt
Seu nome chinês, “zhong guo”, significa “país do meio” ou “reino central”. Os antigos chineses acreditavam que seu país era o centro geográfico do mundo, e a única cultura civilizada. Situada na porção oriental do continente asiático, a China é hoje um dos maiores países do mundo, e lar de um quinto da população mundial.
Fonte: http:// www.guiageo-china.com/mapas/m uralhas.htm (acesso em 25/03/2015)
No vale de um grande rio, Rio
Amarelo, desde o terceiro milênio
a.C. se desenvolveu uma civilização agrícola neolítica. Assim começou a civilização chinesa, que, em função das características geográficas da região, foi desde o início dedicada a agricultura. Fonte : http:// www.luventicus.org/mapaspt/china/rio amarelo.html
(acesso em 25/03/2015)
• A civilização urbana chinesa começa um pouco mais tarde que na zona compreendida entre o
Mediterrâneo e o Golfo Pérsico. A ocorrência da diferenciação social e da formação dos grandes
Estados reparte-se em grandes linhas, mas com características especiais que derivam: • Do ambiente geográfico;
• Das opções econômicas da agricultura primitiva.
• Da diretiva cultural
Sociedade, Política e Economia
Uma das atividades mais rendosas era o cultivo do arroz, que cresce na água e não requer rotação com outras culturas, mas somente um minucioso controle dos reabastecimentos hídricos. Esta organização econômica, rígida e sem margens de manobra, tende a perpetuarse no local, favorecendo a formação de grandes Estados Unitários, pois concentra nas mãos dos soberanos e da classe dirigente um enorme excedente, que serve em primeiro lugar para garantir as condições de sobrevivência geral. “Para a sociedade chinesa o poder deveria garantir o justo equilíbrio entre o norte e o sul, manter à distancia os perigos que vêm do norte, refrear as águas que descem dos altiplanos, e transformá-las em elemento da vida no sul.”
Segundo a crença Chinesa, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do