Diversos
No antigo governo russo uma parte das antigas empresas estatais foi privatizada, algumas delas foram compradas por corporações estrangeiras ou por fundos de investimentos, outras tiveram suas ações distribuídas entre os empregados, porém a grande maioria foi adquirida por grupos criminosos que corromperam agentes do Estado pra conseguir a posse dessas estatais sem pagar praticamente nada por isso. Dessa forma esses grupos conseguiram enriquecer e ganhar destaque mediante à crise da escassez dos mais variados produtos.
Depois desse período de profunda crise, houve a retomada do crescimento econômico e nesse processo surgiram grandes corporações russas de capitais abertos, com ações cotadas na Bolsa de Valores.
Apesar do avanço do processo de privatização, diversas empresas, principalmente de setores lucrativos, continuam pertencendo, em parte, ao Estado. O qual tem tomado medidas estratégicas que proporcionam o avanço significativo das estatais.
(Slide 8) - Para seguir o modelo soviético, inicialmente o Estado chinês passou a planificar sua economia. Sobre o controle do Partido Comunista Chinês, seu líder máximo Mao Tse-tung lançou um plano chamado de Grande Salto à Frente, por meio da implantação de um parque industrial amplo e diversificado ele pretendia acelerar a consolidação do socialismo. Para isso a China teve que passar a priorizar investimentos em indústrias que conseguissem sustentar o processo de industrialização, o que não foi um processo muito equilibrado, apesar da grande quantidade de mão-de-obra e dos recursos naturais disponíveis. Mas foi em grande parte por causa da burocracia e da má implementação que o plano acabou desarticulando a economia industrial do país. >*
(Slide 9) - Com esses problemas enfrentados pelo Grande Salto à Frente, os opositores de Mao Tse-tung, que pertenciam ao mesmo partido, se fortaleceram, eles tentavam combater o modelo soviético que ainda imperava na economia chinesa. Para tentar reverter