Slide Africa
Se fossemos idealizar uma boa condição para os ex-escravos, seria assim; após a abolição os escravos passariam a ter uma relação diferente com seus senhores, seria de trabalhadores assalariados X patrões. Isso talvez lhes desse alguma mobilidade socioeconômica, no entanto, não foi o que aconteceu.
Após a assinatura da Lei Áurea, o Império foi substituído pela República proclamada por militares que tinham a idéia de clarear a população segundo padrões ocidentais. Assim incentivaram a imigração européia e asiática, esses povos substituíram a mão de obra escrava negra. Outro fator que influenciou para que isso acontecesse foi o conceito que tinham daqueles que tentavam resistir à escravidão; subversivos, rebeldes e violentos.
Até mesmo na industrialização que era necessária mão de obra especializada, deram oportunidade aos imigrantes sem os mesmos terem especialização alguma, ficando o negro marginalizado, oprimido, imóvel socioeconomicamente e os que conseguiam essa mobilidade se afastavam de suas raízes e tradições.
2) Leia atentamente o poema e responda as questões A, B e C.
“Os netos de seus mulatos e de seus cafusos
E a quarta e a quinta gerações de seu sangue sofredor
Tentarão apagar tua cor!
E as gerações dessas gerações quando apagarem
E a tua tatuagem execrada,
Não apagarão de suas almas, a tua alma negro!” (Jorge de Lima)
a) A que processo o autor se refere no poema?
O autor se refere ao processo de mestiçagem (miscigenação) dos povos que aqui no Brasil estiveram e ressalta de maneira crítica o processo e/ou sentimento de rejeição da “raça” (etnia) negra, por parte dos brancos e também dos afrodescendentes.
b) Que motivos levaram os