Trabalho De Hist Ria
A Escravidão/ Inicio: Adotada no Brasil desde o período colonial até o final do Império a escravidão é marcada principalmente pela exploração da mão de obra de negros trazidos da África e transformados em escravos no Brasil pelos europeus colonizadores do país. Muitos indígenas também foram vítimas desse processo. A escravidão indígena foi abolida oficialmente pelo Marquês de Pombal no final do século XVIII;
Slide: Capa a escravidão e rotas dos escravos (2)
O Segundo reinado: O Segundo Reinado compreendeu do fim do periodo regencial á proclamação da Republica do Brasil, foram 49 anos. Uma época de grande progresso cultural e de grande significância para o Brasil, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente. Nesta época ocorre a solidificação do exército e da marinha, e mudanças profundas na situação social, como a gradativa libertação dos escravos negros e o incentivo de imigração.
Slide: O segundo reinado, situação no segundo reinado,e principais acontecimentos (2)
A Guerra do Paraguai/ Consolidação econômica/ Lei Eusébio de Queirós / Lei áurea
A Pressão externa: A abolição da escravidão no Brasil foi determinada não apenas por fatores internos mas igualmente influenciada por eventos externos. A promulgação do Bill Aberdeen (1845) pelo parlamento inglês, por exemplo, pressionou o governo brasileiro a estabelecer a Lei Eusébio de Queirós (1851).
Aberdeen Act mais conhecido como Bill Aberdeen foi uma determinação britânica, na qual a marinha inglesa estaria autorizada a combater e aprisionar qualquer navio negreiro, inclusive aqueles destinados ao Brasil. Em resposta, o governo de D. Pedro II oficializou, então, a proibição do tráfico intercontinental de escravos, cedendo claramente às pressões britânicas.
Lei Eusébio de Queirós: Aprovada em 4 de setembro de 1850, a lei proibiu o tráfico inter-atlântico de escravos. À frente