Slackline
O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio, e agora, graças a Gibbon, vem sendo desenvolvido e difundido em todo o mundo.
Iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.
A Gibbon proporcionou a evolução do Slackline, tornando-o mais fácil e acessível a todos. Com apenas uma catraca de tensão e fita de 15 metros de comprimento e 50mm de largura facilita a montagem sem precisar de nenhum equipamento adicional. Apenas o kit de Slackline e um par de árvores você já está pronto para praticar.
1. Trickline: Nessa modalidade o slackliner executa manobras ao mesmo tempo em que se equilibra na corda. Como o esporte é novo, o número de manobras ainda é um pouco limitado, entretanto já existem manobras muito complexas para serem executadas.
2. Highline: Essa modalidade de Slackline consiste em atravessar de um ponto para outro se equilibrando em uma corda. O único detalhe que deixa essa travessia mais complicada é que essa travessia ocorre em grandes altitudes.
Tendo em mente que o highline é uma modalidade muito perigosa, o uso de equipamentos de segurança, como cadeirinhas acopladas ao Slackline através de um mosquetão e cordas é importante para garantir a integridade do atleta.
3. Waterline: Consiste em atravessar e executar os movimentos básicos do esporte sobre a água. É uma ótima maneira de treinar algumas manobras ou até mesmo ter muita diversão!