siza vieira
Dois Picasso
Siza Vieira, no desafio da construção do museu, albergou duas obras opostas de Picasso,
"Guernica" e "La femme enceinte". As obras estão interligadas por um átrio mas, sendo só por si opostas, colocou-as num espaço único, em galerias distintas, para que ficassem igualadas. Foi, assim, neutro deixando a relevância para o público.
Restaurante Boa Nova
Este primeiro projeto, foi simultaneamente um desafio e uma homenagem a António Nobre
(poeta local). Consistia no equilíbrio da construção do restaurante, entre rochas. Este deveria estar devidamente valorizado, sem desprestigiar a capela ou o farol, aí existentes. Optou, assim, por uma estrutura baixa. Posteriormente, arquitetou uma piscina, de formas geométricas, inserida nos rochedos, destacando-se pelas grandes linhas, paredes compridas que procura um encontro com a paisagem. Uns anos mais tarde, é consultado para escolher o local do monumento a António Nobre, ficando perto do restaurante.
Casa Vieira de Castro
Esta casa unifamiliar, aproveita a tipologia do terreno de grandes dimensões e fora do tecido urbano. Visa concretizar o sonho do cliente, tornando-o realidade com as necessidades de uma família, podendo sofrer alterações no decorrer da construção devido à reduzida complexidade do sistema. O arquiteto tem que aliar a ideia do cliente ao equilíbrio da natureza mas também ao seu projeto, dificultando a sua realização.
A Igreja
Este projeto teve dificuldades de diversas ordens, tais como a capacidade de integração da igreja em termos arquitetónicos, paisagísticos e culturais. Nasce com base na residência de terceira idade, e é projetada em dois níveis, o superior da assembleia e o inferior da capela mortuária. Para esta última, sentiu necessidade de lidar com o