Situações problemas no cotidiano do pedagogo
ANÁLISE DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PROPOSTAS
QUESTÃO 1:
O a atitude do professor foi totalmente inadequada e incabível no ambiente escolar. Pelo ponto de vista educacional, que trás em seus princípios a conduta profissional e humana, o professor como um amigo, educador, mas também com sentimentos. Ao contrario do, que agiu sem respeito e responsabilidade, fechou os olhos como se não pertencesse a ele a conduta dos alunos. A atitude possibilita ver que ele prioriza os conteúdos quando diz que “está próximo as avaliações”,as questões de respeito, aceitação, valorização do ser humano fica totalmente alheio ao propósito da aula. Em época de grande discussão sobre a inclusão o docente precisa se sensibilizar e trabalhar para a inclusão acontecer de forma consciente, formando cidadãos que valorize o outro da forma que este outro for.
“somos todos iguais, em nossas diferenças” (autor desconhecido)
Questão 2:
Branco, preto, ruivo, amarelo ou até mesmo verde somos todos iguais. Separar pessoas por cor é ultrapassado, se o Brasil foi colonizado por brancos, negros e índios, por que questionar agora. O mais triste é que essa fala partiu de um brasileiro, se a preocupação dele é preservar a raça branca, ele se esqueceu das nossas origens. Isso é preconceito e tem muitos que se apegam a esse “conceito idiotas”. Portanto nós educadores e conhecedores disso precisamos educar para a vida, precisamos formar pessoas com personalidade, critica, mas também com sentimentos, humanas, capazes de reconhecer no outro não importando a raça, cor ou religião um ser humano como eu, você, como todos nós.
Questão 3:
A educação segundo Paulo Freire, é “libertação”, não se pode ser livre se há opressão. Portanto a educação precisa possibilitar ao educando momentos de interação com o professor e com o mundo, através