Situação Economica
Todo mundo sabe o quão difícil pode ser uma recessão. Mas nem todo mundo sabe o que uma recessão realmente é. Uma definição popular de recessão é quando seu vizinho perde o emprego. Depressão é quando você perde o seu. Isso é um bom ponto de partida, mas vamos detalhar um pouco esta definição.
Uma recessão é basicamente a parte mais dolorosa do ciclo de negócios. As coisas ficam devagar. As fábricas produzem menos. Desemprego sobe. As pessoas (e às vezes os governos) gastam menos. As fábricas ficam ociosas. Os lucros nos negócios entram em queda e os preços das ações também. Mais pessoas declaram falência.
O que provoca uma recessão?
Geralmente, as recessões começam por três razões:
1. Gastos
Quando as pessoas gastam menos dinheiro, há menos demanda para os produtos. Uma vez que há menos demanda, há queda de produção. Donos de fábricas não querem fabricar se ninguém vai comprar. Quando a produção cai, o mesmo acontece com o emprego. Isso porque os empregadores não precisam de trabalhadores nas fábricas. Este é um ciclo vicioso que se repete, criando desemprego cada vez maior, resultando em que as pessoas tenham cada vez menos dinheiro para gastar. Em última análise, isso significa que as fábricas produzem cada vez menos, o que significa que eles contratam cada vez menos pessoas e assim por diante.
2. Oferta
Se uma grande quantidade de oferta sai do mercado devido a alguma catástrofe feita pelo homem ou natural (como o terremoto no Japão em 2011), isso interrompe o processo de produção. As pessoas não podem gastar dinheiro se nada está disponível para compra. Como resultado, as empresas têm menores vendas e lucros mais baixos. Se a cadeia de abastecimento é interrompida por qualquer período de tempo, os empregadores vão despedir os trabalhadores e todo esse processo força uma desaceleração de negócios e uma recessão.
3. Estouro de