Situação do Mercosul em 2009
Segundo Pimentel, a proposta foi bem recebida pelos países do Mercosul, que, anteriormente, previam o fim dos impostos sobre o comércio com os sul-americanos para o final de 2019. "Se for aceito, vai ser a seguinte realidade: no final de 2014, os países do Mercosul comercializariam produtos com todos os países da América do Sul sem tarifa. Tanto para exportar quanto para importar."
Somente no ano passado, os intercâmbios comerciais entre o Brasil e a América do Sul totalizaram cerca de US$ 70,6 bilhões, com um saldo positivo de US$ 9,6 bilhões, para o País. “Estamos abrindo as portas, e não estamos colocando empecilho à exportação de qualquer produto dos nosso vizinhos”, explicou o ministro. Para ele, adiantar a abertura do mercado no continente será um grande aprendizado para futuras negociações.
“Se (os países sul-americanos) concordarem, vamos ter um mercado comum muito interessante, que é um pouco a preparação para depois avançarmos com acordos mais ambiciosos, tanto com a União Europeia quanto com os Estados Unidos”, disse o ministro.
UE e EUA
Em relação ao bloco europeu, Pimentel informou que em