Ética conceito
Essas noções e ações sobre a ética não são estáveis, estando sempre dispostos às mudanças através do tempo e passando sempre pela reflexão do homem ao executá-la em sua individualidade e/ou em grupo. Essas significações são diferentes a cada grupo em cada época. O comprometimento tem responsabilidade individual e para com os demais.
Platão utiliza a dialética para explicar a ética, fazendo uma analogia ao mundo ideal, aquele abstrato, onde existe o Bem, a Verdade, a Justiça e o Belo. E o mundo real, no qual percebemos apenas as sombras do mundo ideal. Sendo a justiça seja seu maior valor e que devemos apreendê-lo e praticá-lo em sociedade.
Ética em Aristóteles pode ser definida como uma busca da felicidade dentro do âmbito do ser humano se este homem se esforçar a atingir sua excelência, isto é, se tornar uma pessoa virtuosa. A felicidade para ele consiste na realização humana e no sucesso daquilo que o homem pretende obter ou fazer e assim ele o faz no seu mais alto grau em excelência humana, ou seja, para o homem chegar onde deseja desenvolve suas virtudes, suas qualidades de caráter a qual possibilitarão atingir sua excelência e isto em si já supõe uma "ética perfeita".
Para ambos a ética são virtudes que devem ser seguidas na sociedade, ou seja, na relação com o outro.
Atualmente o conceito de ética está presente em todas as sociedades. Com as ideias do bem, na verdade, da justiça, em prol ao próximo, principalmente na política. Entretanto são conceitos bem longes da pratica, a sociedade atual busca o bem individual, não pensando no grupo em que estamos inseridos. Hoje a ética não é uma virtude é uma utopia, principalmente na política, local em que deveria ser o primeiro item a