Situação ambiental atual da china
A situação ambiental chinesa não é nada boa. O país enfrenta um sério problema de poluição das águas, principalmente por dióxido de enxofre, e atualmente, quase todos os rios do país estão poluídos de alguma forma. Além dos rios, o ar das cidades chinesas também é assustadoramente poluído, de forma que sete das dez cidades mais poluídas do mundo ficam em território chinês. Isso provavelmente se deve ao fato da China ser um país altamente industrializado e um dos mais populosos do mundo.
2) Investimentos em energias alternativas e atividades sustentáveis:
Devido à situação alarmante que se encontra o país, as autoridades chinesas, e principalmente as empresas, estão se abrindo para idéias sustentáveis, como por exemplo, as sacolas plásticas foram praticamente banidas do mercado. A China se encontra em segundo lugar o ranking de investimentos nessa área, investimentos estes que são principalmente destinados as produções de energia sustentáveis, como eólica e solar. Apesar da nova “política sustentável” chinesa, o país continua aumentando cada vez mais sua porcentagem de contribuição com o efeito estufa e a poluição mundial.
3) Legislação ambiental / Fiscalização
A legislação ambiental chinesa e sua fiscalização vêm ficando cada vez mais rigorosas, tanto que chegam a atrapalhar de certa forma a economia. Uma lei que entrou em vigor em 2008 afirma que é de competência das empresas, bem como o governo, disponibilizarem seus detalhes de poluição ao público, se solicitado, bem como apresentar soluções para minimizar o problema. Porém as maiores companhias não estão encontrando dificuldade nenhuma para driblar essa lei, pois a fiscalização ainda é precária.
Estados Unidos 1) Situação ambiental atual:
De acordo com o site www.correioregistado.com, a situação ambiental dos Estados Unidos está horrível. Todos os programas a favor da “redução de emissões” para práticas industriais sustentáveis, para a diminuição