O racismo no brasil
Todos nós sabemos que o Brasil é racista e isso está raizado na nossa cultura, no entanto para muitas pessoas é preferível ignorar a existência deste problema se apegando a ideia de que o Brasil apesar de uma historia de escravidão é um lugar que depois da abolição foi marcado por uma convivência racial entre negros e brancos. Esse discurso de ideologia racial é o que esconde o racismo no Brasil.
Ignorar a existência deste grave problema é o primeiro passo para não se resolver nada, para não amadurecer nunca e para não da condições de justiça principalmente para os negros que são as maiores vitimas.
São inúmeras a forma de discriminação sofrida pelo negro. A discriminação racial no trabalho é uma das mais frequentes, um acontecimento que chama atenção no Brasil é a falta de negros trabalhando como garçons, garçonetes, atendentes, vendedores, recepcionista, etc. O que se constata é o impedimento do negro em fazer contato com o cliente, este fato é bastante comum no sudeste e no sul do país, na Bahia isso ocorre com menos frequência.
Numa matéria divulgada num jornal popular cujo titulo era: “Preconceito não põe mesa”. A matéria considerou 33 estabelecimento da orla da zona sul do Rio de Janeiro onde se constatou que entre 318 empregados apenas 1 era negro! Segundo presidente do sindicato dos garçons... “os donos de restaurantes acham que para lhe da com o publico o negro não serve”. Para ele... “quando publicam anuncio exigindo boa aparecia já sabemos que não aceitam negros”.
O Movimento Social Negro do Rio de Janeiro solicitou a instauração de inquérito civil junto ao Ministério Publico para em seguida