Política Internacional Contemporânea
Instituto de Relações Internacionais
Política Internacional Contemporânea
Docente: Dr. José Eduardo Viola
Luana Drumond Caiado
Matrícula: 09/0122101
Questão 1: John Ikenberry (2011) Richard Haass (2008) e Anne Marie Slaughter (2009) utilizam noções diferentes de poder e dessa diferença surge uma forma diferente de ver o rumo do sistema internacional. Caracterize as definições de poder de cada um dos autores e seu impacto sobre o sistema internacional. Alguma dessas visões se aproxima da sua própria?
Para John Ikenberry, a ordem internacional é atualmente pautada em liberalismo e em um sistema anárquico de hegemonia. A antiga ordem dominada pelos Estados Unidos e pela Europa está cedendo espaço para uma nova ordem, cada vez mais compartilhada e com a emergência de Estados que não são ocidentais. Os marcos do internacionalismo liberal – abertura e relações baseadas em normas consagradas em instituições como a ONU e tendo normas como o multilateralismo – poderá ceder seu lugar a um sistema de blocos, esferas de influência, redes mercantis e rivalidades regionais mais contestado e fragmentado. A realidade de países orientais estarem se destacando e serem maioria na nova ordem dá ainda mais força a esta narrativa. Os novos grandes poderes querem ganhar maior autoridade e liderança nesta ordem.
Na visão de Ikenberry, ao que tudo indica, no futuro, o sistema hierárquico vai deixar de ser usado, uma vez que serão várias as potências dominantes. Mas ainda que sejam várias as potências, elas ainda prefeririam manter o sistema atual, com apenas algumas reformas. Ao mesmo tempo em que riqueza e poder deixam de estar tão concentrados nos EUA, fazendo com que eles percam seu poder de moldar a política mundial, as fundações básicas da ordem internacional liberal sobreviverão e prosperarão.
O conceito de poder para o autor, então, é de um poder normal, hegemônico, cristalizado e institucionalizado em organizações internacionais, além do grande