Sistematizaçao em emfermagem
A elaboração da Sistematização da Assistência de Enfermagem é um dos meios que o enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimentos técnico-científicos e humanos na assistência ao paciente e caracterizar sua prática profissional, colaborando na definição do seu papel. O enfermeiro necessita estabelecer o conhecimento das fases do processo de enfermagem, sob o contexto de um referencial teórico e assim promover o cuidado e o restabelecimento do paciente.
As atividades de competência e as funções da enfermagem têm ficado cada vez mais definidas pelos órgãos oficiais de legislação da profissão. Hoje se percebe a ênfase que se tem dado, por parte dos enfermeiros, à importância da documentação e registro do plano de cuidados de saúde de sua clientela, inclusive exigido pela Lei do Exercício Profissional – Documentos Básicos de Enfermagem:
COREN-SP(3).
Neste estudo, alicerça-se no processo de enfermagem, segundo Wanda Horta(4), e nas intervenções de enfermagem descritas por Carpenito(5), para elaborar um software que possibilite a sistematização das ações do enfermeiro e também para que esse promova cuidados de qualidade e atenda a individualização das necessidades de cada paciente.
O processo de enfermagem visa a assistência ao ser humano, através da dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas(4). Sendo constituído de seis fases, que se caracterizam na forma de inter-relacionamento e dinamismo do conjunto.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A INFORMÁTICA E A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Os enfermeiros desempenham vários papéis no trabalho cotidiano. Ora atuando na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem e na prática assistencial, exercendo atividades educacionais frente à sua equipe e ao paciente, ora no gerenciamento de unidades hospitalares com visão estratégica, conciliando seus conhecimentos técnicocientíficos com habilidades de relacionamento
interpessoal