Sistematica de vertebrados
Introdução 3
1.Animais Vertebrados 4
2.Principais características dos cordados 4
3.Classificação dos cordados ou Chordata 5
4.Filo Chordata 6
4.1.Subfilo Urochordata: 6
4.2.Subfilo Cephalochordata: 7
4.3.Subfilo Craniata 8
5.Classificação e Filogenia dos Craniados 11
6.Características- apomorficas (Derivada/secundária) 11
Conclusão 13
Bibliografia 14
Introdução
O presente trabalho foi recomendado na cadeira de Anatomia animal cujo o tema é sistemática de vertebrados e classificação dos cordados. O objectivo principal é descrever as características e classificação dos vertebrados especialmente os cordados.
1.Sistemática dos Vertebrados
Os animais vertebrados são os seres vivos que possuem o organismo mais avançado em nosso planeta. Eles possuem como característica principal: medula espinhal e coluna vertebral (formada por vértebras).
Outras características importantes são o facto de possuírem músculos e esqueleto, o que permite que eles realizem movimentos mais complexos. Sua habilidade nos movimentos e sua inteligência fazem com que os vertebrados tenham uma vantagem sobre as demais espécies.
Muitos animais como os anfíbios, répteis, aves e mamíferos, inclusive o homem fazem, parte deste grupo.
A maior parte dos vertebrados possui um sistema nervoso bastante desenvolvido. Seu sistema nervoso central é composto pelo cérebro e medula espinal. Nos vertebrados inferiores o cérebro controla predominantemente as funções dos órgãos sensoriais. No caso dos vertebrados superiores, o cérebro, que é maior, permite uma troca de informação mais intensa entre as diferentes partes do organismo.
Os vertebrados são seres vivos que possuem muitas vantagens em relação a outras espécies, contudo, é importante sabermos que eles também possuem muitas limitações.
Se fizermos uma comparação, veremos que o número de animais vertebrados (aproximadamente 50.000 espécies) é inferior ao grupo de