Chondrichthyes
Índice
Introdução --------------------------------------------------------------------------------- 3
Sistemática e Características Morfológicas ---------------------------------------- 4
Biomineralização do esqueleto e fossilização de peixes------------------------ 7
Fosséis em Portugal -----------------------------------------------------------------8
Bibliografia ----------------------------------------------------------------------------9
Introdução
Neste trabalho vamos abordar algumas características da classe dos Chondrichthyes pois foi o grupo escolhido por nós pois este grupo dos Seláceos contém seres que despertam o nosso interesse em termos de estudo como seres vivos mas também em termos paleontológicos pois revela-se muito interessante ter a oportunidade de conhecer características dos antepassados deste grupo pois ainda é um assunto pouco abordado. E tínhamos também alguma curiosidade na investigação da possibilidade de existirem bacias fossilíferas deste tipo de organismos em Portugal.
Sistemática
Características Morfológicas
Superclasse Gnathostomata
Os gnatostomados são vertebrados dotados de aparelho maxila mandibular derivado de arco branquial incorporado, evolutivamente, na cabeça.
Classe Chondrichthyes
Os seres pertencentes a esta classe tem um corpo normalmente fusiforme com barbatanas variáveis em número, tamanho, posição e forma de acordo com cada grupo e os raios das barbatanas não são segmentados e tem origem epidérmica. A barbatana caudal é heterocerca.
O esqueleto é cartilagíneo, frequentemente calcificado, mas raramente ossificado e o crânio não apresenta suturas. Os poros estão nasais de ambos os lados da cabeça (posição ventral).
O bordo da mandíbula superior é constituído pelo palato-quadrado e os dentes não estão fundidos às mandíbulas e são substituídos em série.
Nos Chondrichthyes verifica-se também ausência de bexiga gasosa e pulmão. Possuem uma válvula