SISTEMATICA DE IMPORTAÇÃO
Unidade IV
7 OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO EM INGRESSAR NO COMÉRCIO
INTERNACIONAL
Sob o ponto de vista da economia nacional, um dos principais motivos para um país exportar é a necessidade que ele tem de pagar suas importações. Já analisando sob o ponto de vista empresarial, o exportador absorve tecnologia e atinge novos mercados, o que provoca maior notoriedade nacional e internacionalmente, além de aumentar sua produtividade.
A exportação proporciona ao país uma abertura para o mundo e é uma forma de se pôr à prova em outros mercados para verificar sua capacidade tecnológica. Dessa maneira, as empresas exportadoras assimilam e agregam técnicas e conceitos aos seus produtos e à sua estratégia no mercado interno; por exemplo: Maior produtividade – exportar implica aumentar a escala de produção existente mediante a utilização plena da capacidade da empresa, otimizando os processos produtivos. Assim, a empresa poderá, inclusive, minimizar seus custos de operação e aumentar sua margem de lucro, tornando-se mais competitiva e rentável.
Quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta numérica e qualitativamente.
Isso pode ocorrer por meio da redução da capacidade ociosa existente ou da revisão dos seus processos produtivos. Com o aumento da produção, aumenta também a capacidade de negociação para a compra de matéria-prima. Com isso, o custo da fabricação, por exemplo, dos calçados tende a diminuir, tornando‑os mais competitivos e aumentando a margem de lucro.
Diminuição da carga tributária – a empresa pode conseguir uma compensação no recolhimento dos impostos devidos internamente por meio da exportação, da seguinte forma:
I. Sobre produtos exportados não incide o Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI.
II. Sobre produtos industrializados, semielaborados, primários ou prestação de serviço que forem exportados, não incide a cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços –