sistemas
Anatomia Comparada Sistema Digestório
Jarlita Oliveira de Souza 7416628749
Anápolis, 2014
Introdução
O sistema digestório tem como funções básicas a ingestão e a digestão dos alimentos, a absorção dos nutrientes e a eliminação dos restos não-digeridos ou não-absorvidos.
A água e os sais minerais não sobrem digestão, mas são absorvidos juntamente com os produtos do processo digestório.
A digestão nos vertebrados é sempre extracelular e envolve fenômenos físicos e químicos.
Os processos físicos promovem a fragmentação e a movimentação do alimento, aumentando sua superfície de contato com as enzimas digestivas, o que facilita a digestão. Um exemplo de processo físico é a mastigação, presente principalmente em mamíferos, em que os dentes reduzem os alimentos em pedaços cada vez menores, facilitando a ação da saliva. Outro processo físico é o preristaltismo ou movimento preristáltico, que promove a mistura do alimento com os sucos digestivos e contribui para a condução da massa alimentar ao longo do tubo digestório.
O alimento é ingerido pela boca, que em alguns vertebrados participa da digestão química física. Após a ingestão, o alimento passa pela faringe e pelo esôfago, que o conduz até o estômago, outro local onde ocorre a ação de enzimas digestivas, passando para o intestino onde continua a digestão química e há absorção dos produtos resultante, parte final do intestino produtos não-digeridos ou não-absorvidos são retidos e depois eliminados como fezes pelo ânus ou pela cloaca.
Sistema Digestório
Função quebrar nutrientes e micronutrientes quando nós comemos (animais em geral come macronutrientes) é proteínas ácidos nucléicos na hora de absorver