Portfólio Pedagogia
Weslley Alexandre de Lima
A HISTÓRIA DA MINHA EDUCAÇÃO
Dom Bosco certa vez registrou: “Os maus servem de exemplo e os bons de modelo”. Que eu siga o modelo de Nóvoa (1995) em “Vida de professores”. Escrevo, portanto, sobre a minha história (pelo menos parte dela) ao mesmo tempo em que faço reflexões sobre meus trinta e poucos anos e o meu trajeto na escola, que se passam inevitavelmente pela minha família e pelos meus outros significativos.
Eu no mundo
Nasci em 06 de outubro de 1986 na cidade de Arapiracal, estado de Alagoas, Brasil. Sou o Primeiro de dois filhos dos meus pais. Gosto de tocar Violão. O gosto pelo violão veio de longas datas e, embora toque não proficionalmente, aprecio uma boa música brasileira, principalmente, o MPB. Minha mãe nasceu e se criou em outro estado. Veio para Arapiraca morar, com o objetivo de estudar na capital. Foi quando conheceu e se apaixonou por meu pai. Embora não tenham levado uma vida conjugal completa, mesmo assim eu nasci.
Pouco tempo depois que eu nasci, meu tio materno, casou-se e passou a visitar com freqüência diária a casa da minha avó onde morávamos. Contam-me que sempre lhe tive muito apreço e como se fosse consequência, rapidamente mantive uma excelente relação com sua mulher. Esta viria a se tornar uma figura materna efetivamente marcante em minha vida. Isto porque passei a morar com eles (meu tio e sua mulher) e por eles fui criado e educado.
Eu na escola
Com três anos de idade completos entrei na minha primeira Escola (ensino infantil). Daquela primeira Escola, pouca coisa me lembro, a não ser o fardamento azul em mescla e da ladeira íngreme que subíamos para chegarmos até lá. Estudava no turno vespertino, disso também me recordo por causa do sol que me incomodava ao subir a ladeira. Afora isso, há algo de que tenho uma bela e entusiasta recordação: a minha primeira festa de São João da Escola. Tenho rápidos