sistemas
Otavio Chase
Em 12/2007
www.sbajovem.org
SBAJovem 2010
Sistemas Embarcados
1. Introdução
Segundo alguns dados estimados por pesquisas em alta tecnologia, mais de 90% dos microprocessadores fabricados mundialmente são destinados a máquinas que usualmente não são chamadas de computadores. Dentre alguns destes dispositivos estão aparelhos celulares, fornos microondas, automóveis, aparelhos de DVD e PALM´s. O que diferencia este conjunto de dispositivos de um computador “convencional” (PC – Desktop, Notebook), conhecido por todos é o seu projeto baseado em um conjunto dedicado e especialista constituído por Hardware, Software e Periféricos – um Sistema Embarcado [1].
Um Sistema Embarcado, Embedded System, pela sua natureza especialista, pode ter inúmeras aplicações. Pode-se ter sistema embarcado para controle de freios de um veículo automóvel, em que esse sistema deve gerenciar certos periféricos de controle como um sensor. Em outra aplicação, um sistema embarcado através de suas funções de aquisição de dados, captura informações dos sensores de temperatura e umidade, e envia estes dados a um display ou para um computador via comunicação serial.
Os Sistemas Embarcados encontram-se cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia, e com uma utilização e importância crescente, tornam-se necessários estudos nas áreas de projeto em hardware, software e interfaceamento com base em sistemas embarcados.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma introdução ao mundo dos sistemas embarcados, com uma base teórica necessária para o planejamento e construção de sistemas embarcados clássicos, que serão vistos na prática neste material.
www.sbajovem.org – Este Material é livre e não pode ser comercializado
1
Obs1: “Colocar capacidade computacional dentro de um circuito integrado, equipamento ou sistema”: São definições para um sistema embarcado [2]. É importante ressaltar que um sistema como este deve ser mais do que um