SISTEMAS
Abaixo temos as etapas necessárias para a implantação de um sistema. Estas fases são realizadas ao longo do tempo e a interação entre elas é de fundamental importância.
Proposta
É a etapa na qual será escolhido o sistema a ser desenvolvido. Caso exista uma lista de sistemas, serão utilizadas algumas técnicas para a escolha daquele que traga mais benefícios para a empresa.
Anteprojeto
Nesta etapa procura-se ter uma primeira visão do sistema que vai ser desenvolvido, e a partir deste, realiza-se um planejamento para organizar o desenvolvimento do sistema. Normalmente os seguintes pontos são abordados no planejamento: levantamento inicial de informações, definição dos objetivos do sistema, delimitação da abrangência do sistema, análise de riscos, cronograma etc.
Projeto Lógico
Considerada a fase nobre do desenvolvimento de sistema, é onde a equipe de desenvolvimento procura entender os detalhes funcionais do sistema. O entendimento do sistema deve ser materializado em termos de modelos que constituem as especificações de análise. A participação do usuário é fundamental nesta fase, pois é ele que conhece os detalhes e as necessidades funcionais e informacionais do sistema.
Projeto Físico
É a fase onde se propõe soluções computacionais para o “problema” definido na etapa de análise. O projeto físico envolve questões do tipo: definição da estrutura física dos arquivos que vão manter os dados do sistema, definição da interface homem-máquina, estruturação interna dos módulos de programas, escolha do ambiente de implementação do software (sistema operacional, linguagem de programação, banco de dados etc).
Nesta etapa também é realizada a codificação dos módulos de programa. Os programas devem ser escritos de forma otimizada adotando-se na medida do possível, padrões de implementação.
Implantação
Tem como objetivo o treinamento do usuário, a