Sistemas
O conceito de Sistemas tem sua origem desde as disciplinas cientificas (Biologia, Sociologia, etc). Estas tem um ponto em comum: o chamado Sistema Aberto, que descreve as ações e interações de um organismo em um ambiente. O Sistema Aberto está em constante interação com o ambiente. No sentido de que o influencia e é por ele influenciado. No qual possuem natureza essencialmente dinâmica do ambiente conflita com as tendências essencialmente estáticas da organização.
Um sistema aberto, como um clube, um hospital ou governo precisa garantir a absorção dos seus produtos pelo ambiente. Mais que isso, o sistema precisa anestesiar certas necessidades inadequadas ao ambiente e educá-lo a ter necessidades que o próprio sistema crê que sejam as melhores.E precisa de constante informação do ambiente sobre sua natureza, sobre a eficácia ou adequação dos produtos, etc. Isso porque a continuidade da oferta de produtos indesejáveis resultará na redução de recursos.
Ao contrário do sistema aberto, a velha perspectiva do Sistema fechado,possuem concepções opostas, pois seu estudo e a prática da Administração ficaram limitados às regras de funcionamento interno, a apologia da eficiência como critério básico de viabilidade organizacional.A perspectiva de organização como sistema fechado é responsável pela insensibilidade da teoria administrativa tradicional às diferenças entre ambientes organizacionais e pela desatenção à interdependência entre a organização e seu ambiente.Isso resulta na insensibilidade para a necessidade de mudanças e adaptação contínua e urgente das respostas da organização ao ambiente. Num ambiente em que a velocidade e o ritmo de mudanças é grande, certas organizações tenderão a desaparecer por tornarem-se desnecessárias ao ambiente.
Características Básicas da Análise Sistêmica.
No ponto de vista sistêmico essa teoria visualiza a organização como um sistema constituído de cinco parâmetros