sistemas
Maria Angélica Peixoto*
Resumo: O artigo aborda a interpretação de Marcuse e Fromm acerca do conceito de alienação, discutindo as divergências e convergências do pensamento destes teóricos, bem como compara a formulação do conceito de alienação por Marx com a apresentada por eles. O trabalho ressalta ainda as contribuições de Marcuse e Fromm para o pensamento social contemporâneo, pois ao tentarem resgatar o conceito de alienação em Marx, proporcionam elementos importantes para se repensar a problemática em torno deste conceito.
Palavras-chave: alienação, trabalho, idolatria, materialismo histórico.
Abstract: The article approaches the interpretation of Marcuse and Fromm concerning the alienation concept, discussing the divergences and convergences of the thought of these theoretical ones, as well as it compares the formulation of the alienation concept for Marx with introduced your by them. The work still points out the contributions of Marcuse and Fromm for the contemporary social thought, because to the they try to rescue the alienation concept in Marx, they provide important elements to rethink the problem around this concept.
Key word: alienation, work, idolatry, historical materialism.
*
MARIA ANGÉLICA PEIXOTO é Socióloga e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/IFG; Mestra em Sociologia pela UnB.
32
Erich Fromm (1900-1980) e Herbert Marcuse (1898-1979)
Este trabalho objetiva apresentar o conceito de alienação tal como visto por
Herbert Marcuse e Erich Fromm.
Abordaremos
as possíveis convergências e divergências destes autores em relação a este tema. Antes de tudo, apresentaremos o conceito de alienação em Marx, já que a discussão em torno deste conceito pelos dois autores parte desta discussão. Assim, é importante comparar o conceito de alienação tal como desenvolvido por
Marx com a abordagem destes dois pensadores. Depois