sistemas
(PROPORÇÃO, SEÇÃO, RAZÃO)
Desde a Antiguidade, a proporção áurea é usada na arte. É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. É chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção dos seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo) e nas colmeias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.
Justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão frequente. E justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.
A razão áurea surge inesperadamente em diferentes contextos transmitindo sempre a sensação de estética e beleza, por isto ela é surpreendente. Não pudemos deixar de admirar a beleza do girassol, da concha marinha, do retângulo áureo, do segmento áureo, da pirâmide, do pentagrama, do pentágono, do decágono, das proporções harmônicas no nosso corpo, da pintura e da arquitetura. Sabemos da sua importância no passado: arte, arquitetura, pintura e também da sua importância no presente: arquitetura, arte, natureza, estética, formato de cartões de crédito e documentos, aparelhos eletrônicos (televisão, computador), cadernos e livros. Tudo isto nos leva a perceber a importância desta razão e o motivo pelo qual foi chamada de razão áurea. GLEICEKELLY OLIVEIRA SANTOS