SISTEMAS E PADR ES Resenha
Sistema é um conjunto de elementos que trabalham interligados de forma organizada, formando um todo organizado e padronizado.
A definição de padrão pode ter diversas acepções, de acordo com a área em que é utilizado. Neste caso padrão é um modelo ou norma a ser seguido, com o fim de se alcançar um objetivo de maneira mais eficaz.
A definição de Polícia é diretamente associada ao ato de policiar, com o de realizar o policiamento. POLICIAR, por sua vez é, vigiar de acordo com as leis vigentes, realizado por organizações policiais, que tem como objetivo o controle da ordem social e a proteção da integridade física e da vidas das pessoas e da propriedade, seja privada ou estatal, além das funções de repressão como as de controle de uma manifestação.
Segundo David Bayley, polícia é: “… pessoas autorizadas por um grupo para regular as relações interpessoais dentro deste grupo através da aplicação da força física.”
Esta definição possui três elementos essenciais: força física, uso interno e autorização para seu uso, sendo que a falta de um deles descaracteriza a o conceito apresentados. A frente temos a explanação destes elementos:
Força física: a função precípua da polícia é o uso da força física, seja real ou presencial (por ameaça). Os policiais são os agentes executivos da força do Estado.
Uso interno: é o uso da força física dentro os limites do território nacional, parâmetro esse fundamental para excluir daí os exércitos. Porém, quando as forças militares forem usadas para a manutenção da ordem dentro da sociedade, estas devem ser vistas como forças policiais. Autorização para seu uso: este elemento é necessário para que se possa excluir daí grupos que usam a força com propósitos não coletivos, como por exemplo, milícias e torcidas organizadas, ladrões, terroristas, proprietários de terras, grupos como o MST, etc
Como já dito anteriormente a polícia é o único órgão autorizado a fazer uso da força, seja presencial ou real, com o