A BLASF MIA CONTRA O ESP RITO SANTO 1

2008 palavras 9 páginas
CEFORTE
CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA
CURSO LIVRE EM TEOLOGIA SEMIPRESENCIAL

A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO

ELZIMAR DE FÁTIMA ALBERNAZ JUNQUEIRA

Volta Redonda
03/2014
CEFORTE
CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA
CURSO LIVRE EM TEOLOGIA SEMIPRESENCIAL

A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO

Trabalho elaborado pela aluna
Elzimar de Fátima Albernaz Junqueira, do 3º semestre do
Curso Livre em Teologia Semipresencial
Sob a orientação da Profº Fernando
Disciplina: Teologia Sistemática III

Volta Redonda
03/2014
A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO

A questão da “blasfêmia contra o Espírito” no Novo Testamento é mencionada em Marcos 3:22-30 e Mateus 12:22-32. O termo blasfêmia pode ser geralmente definido como “irreverência desafiante”. Aplicaríamos o termo a pecados como amaldiçoar a Deus, ou, propositadamente, degradar coisas relativas a Deus. Também o é atribuir mal a Deus, ou negar atribuir-lhe algum bem devido. Este caso de blasfêmia, entretanto, é específico, chamado de “A Blasfêmia contra o Espírito Santo” em Mateus 12:31. Em Mateus 12:31-32, os Fariseus, tendo testemunhado provas irrefutáveis que Jesus fazia milagres no poder do Espírito Santo, afirmaram que, ao contrário, o Senhor estava possuído pelo demônio “Belzebu” (Mateus 12:24). Note que em Marcos 3:30 Jesus é muito específico a respeito do que exatamente eles fizeram para cometer a “blasfêmia contra o Espírito Santo”.
Esta blasfêmia tem a ver com alguém acusando Jesus Cristo de ser possuído por demônios ao invés de estar cheio do Espírito. Há outras maneiras de blasfemar contra o Espírito Santo, mas esta foi “A” blasfêmia imperdoável.
Não há perdão para alguém que morre em incredulidade. A contínua rejeição às exortações a crer em Jesus Cristo é a blasfêmia imperdoável. Lembre-se do que foi dito em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. A única

Relacionados

  • Inercia
    8211 palavras | 33 páginas
  • Cristologia
    61688 palavras | 247 páginas