sistemas veiculares
Palavra Chave: Segurança Veicular, Colisão Frontal, Dispositivos Elétricos.
1. Introdução: Os sistemas de segurança veicular estão se tornando itens básicos em qualquer sistema automotivo, devido às novas leis ou até mesmo para satisfazer a demanda dos clientes. As empresas automotivas investem crescentemente em novos produtos, com o propósito de desenvolver uma maior variedade de sistemas que ofereçam segurança ativa e passiva para os ocupantes dos veículos, proporcionando estabilidade veicular, conforto e integridade física dos ocupantes. Um dos típicos acidentes em trechos urbanos é a colisão frontal, no qual o veículo não consegue executar a manobra de frenagem a tempo de evitar o choque com o automóvel à sua frente. Estes imprevistos são causados por inúmeros fatores, dentre eles: desatenção, alcoolismo, sonolência ao dirigir e outros causas que prejudicam o reflexo da visão e percepção humana. Este artigo apresentará a historia da segurança veicular, dispositivos elétricos para prevenção de colisão frontal e seu custo beneficio BERTOCCHI (2005).
Objetivo: Apresentar os sistemas ACC (Adapter Cruise Control – Controle de Adaptação do Percurso), ESP (Eletronic Stability Program, Programa de Estabilidade Eletrônica) e FCW (Forward Collision Warning, Aviso de Colisão Frontal) como opções de segurança, a fim de minimizar a ocorrência de colisões frontais entre veículos. Como estes sistemas operam através de sensores eletrônicos, eles detectam possíveis falhas humanas, podendo desta forma reduzir a alta incidência de colisões veiculares nas estradas.
2. Referencial Teórico: O estudo sobre segurança veicular teve seu início a partir do século XIX. Segundo BERTOCCHI (2005),