Analise fmea no sistema de direção veicular
1. OBJETIVO 4
2. INTRODUÇÃO 4 2.1. Sistema de Direção Veicular 4 2.2. FMEA 5 2.3. Tipos de FMEA: 5 2.4. Como Fazer: 6
3. DESENVOLVIMENTO 7
4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 14
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Sistema de Direção por Pinhão-cremalheira 4
Figura 2 - Sistema de direção 5
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 - FMEA 6
Tabela 2 – Classificação de severidade, ocorrência e detecção de uma falha 7
Tabela 3 – Análises do Tipo e Efeito de Falha 8
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é planjear a manutenção preventida do sistema de direção de um veículo, através do uso da FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), Análise de Tipo e Efeito de Falhas.
INTRODUÇÃO
1.1. Sistema de Direção Veicular
O sistema de direção é responsável pelo direcionamento do movimento de um automóvel. O tipo mais comum de sistema de direção utilizado atualmente é o pinhão cremalheira.
Figura 1 – Sistema de Direção por Pinhão-cremalheira Este sistema é composto pelo volante, árvore (barra) de direção, pivô, pinhão, cremalheira, terminal do braço de direção, braço de direção, manga de eixo e conjunto roda-pneu. O funcionamento destes componentes é simples:
Ao ser girado pelo motorista, o volante gira a árvore de direção que, através do pivô de mudança de sentido de rotação, gira o pinhão. Através do acomplamento dos dentes, o pinhão movimenta a cremalheira no sentido horizontal, de acordo com o sentido do giro do volante. Este movimento da cremalheira movimenta o terminal de direção que, por sua vez, aciona o movimento do mancal que muda a direção da rotação do conjunto roda-pneu.
Figura 2 - Sistema de direção 1.2. FMEA
A partir do FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), podemos evitar falhas no projeto do produto ou do processo, fazendo a análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria. Com sua utilização diminuímos as chances do produto ou processo falhar durante sua operação, sendo assim, aumentamos a confiabilidade,