sistemas trifasicos
O sistema trifásico é a forma mais comum de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada. Este sistema incorpora o uso de três ondas senoidais balanceadas, defasadas em 120 graus entre si forma a balancear o sistema, tornando-o muito mais eficiente.
O estudo dos circuitos trifásicos é um caso particular dos circuitos polifásicos.
Por razões técnicas e econômicas o sistema trifásico tornou-se padrão em geração, transmissão e distribuição dentre todos os sistemas polifásicos.
Os sistemas trifásicos possuem a flexibilidade de poder atender cargas monofásicas, bifásicas e trifásicas sem qualquer alteração em sua configuração, porém as cargas não trifásicas ocasionam desequilíbrio no sistema.
As cargas trifásicas podem ser interligadas ao sistema de dois modos distintos: Em estrela, também chamado de Y: um dos terminais das cargas é conectado a uma das fases do sistema enquanto o outro terminal é conectado a um ponto comum que é o neutro utilizado para se medir as tensões de fase.
Em triângulo, também chamado de delta: um dos terminais das cargas é conectado a um outro terminal de outra carga e as fases do sistema são interligadas nos pontos de junção dos terminais da carga.
A transmissão de potência sob a forma trifásica apresenta vantagens econômicas em relação à transmissão monofásica. No sistema polifásico as tensões e correntes são descritos pela utilização de uma notação com índice duplo. Por exemplo: VAB = tensão do ponto A com relação ao ponto B; VNA = tensão do ponto A com relação ao ponto N. Para representar as tensões e as correntes serão representadas através de seus valores eficazes.
Sistema trifásico equilibrado:
O sistema trifásico diz-se que é equilibrado porque são idênticas entre si as amplitude das 3 fases, assim como o desfasamento entre elas. Quando tal não acontece, designa-se por sistema trifásico desequilibrado .
Figura 1