Efeito de estufa
Trabalho elaborado no âmbito da disciplina
Introdução à Meteorologia e Clima
Efeito de Estufa / Gases de Efeito de Estufa
Autores:
17123 – Cristiano Neves
17195 – Célia Silva
Índice
1. Introdução:
O efeito estufa tem contribuído para o aumento da temperatura terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Especialistas do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o degelo das calotes polares e o aumento do nível médio das águas do mar. Como consequência, muitas cidades litorais poderão desaparecer do mapa.
A cada ano que passa todos sentimos as profundas alterações climáticas que ocorrem. Diante dos nossos olhos, assistimos à formação de furacões cada vez mais constantes e devastadores; chuvas torrenciais gerando grandes inundações e secas que já estão a durar anos, agravando cada vez mais a fome nos países mais pobres, entre outros. Os cientistas afirmam que é consequência do efeito estufa, fenómeno gerado pelos gases lançados na atmosfera e sobre o qual iremos falar mais adiante.
2. O que é o efeito de estufa:
O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que destabilize o equilíbrio energético no planeta