sistemas solares
Sistemas Solares
Os sistemas solares passivos são definidos pela transmissão da radiação solar coletada durante o dia por vidraças do lado ensolarado da edificação, para um espaço onde é absorvida e armazenada por uma massa térmica que pode ser constituída a partir de paredes espessas de alvenaria ou pisos de grande espessura.
A coleta da energia acontece através de vãos envidraçados, geralmente posicionados nas fachadas norte (hemisfério sul). Depois que a energia é coletada, uma parte é consumida para as áreas de espaço de estar da casa e a outra armazenada é lentamente liberada quando a temperatura de dentro da casa cai. A distribuição da energia pode ser feita através de ventilares ou tomadas de ar por convecção e condução.
O sistema de ganho de energia mais comum na arquitetura é o direto. Ele se baseia na captação de radiação solar através de janelas ou claraboias que permitam a entrada de energia que será absorvida através de materiais pesados da edificação. Esses materiais proporcionam o armazenamento da energia que é liberada durante a noite quando não há ganho de energia.
Já no sistemas de ganho indireto acontece uma variação na liberação de energia durante as estações do ano. No inverno a energia é coletada e armazenada para o uso durante todo o dia e no verão reverte a operação para evitar o superaquecimento. Nesse tipo de sistema os coletores são geralmente fachadas de vidro, colocadas em frente a uma parede que vai armazenar o calor durante o período de exposição solar e reduzir a perda de calor ao exterior.
A Parede Trombe-Michel
Essa parede é essencialmente construída com massa que aquece a parede pela radiação solar e tomadas de saída de ar para transferência do calor por convecção.
A parede de água
A parede de água é uma variante da parede de trombe,no lugar da massa,é utilizado tubos de fibra de vidro onde a água é o elemento de armazenamento térmico. Ela tem maior capacidade calórica