Sistemas raid
Sigla: Redundant Array of Independent Drives
O que é RAID?Tal como já mencionado, RAID é a sigla para Redundant Array of Independent Disks ou, em tradução livre, algo como "Matriz Redundante de Discos Independentes". Trata-se, basicamente, de uma solução computacional que combina vários discos rígidos (Hds) para formar uma única unidade lógica de armazenamento de dados.
E o que é unidade lógica? Em poucas palavras, no que se refere a RAID, trata-se de fazer com que o sistema operacional enxergue o conjunto de HDs como uma única unidade de armazenamento, independente da quantidade de dispositivos que estiver em uso. Hoje, além de HDs, é possível montar sistemas RAID baseados em SSD.
Fazer com que várias unidades de armazenamento trabalhem em conjunto resulta em muitas possibilidades:
-Se um HD sofrer danos, os dados existentes nele não serão perdidos, pois podem ser replicados em outra unidade (redundância);
-É possível aumentar a capacidade de armazenamento a qualquer momento com a adição de mais HDs;
-O acesso à informação pode se tornar mais rápido, pois os dados são distribuídos a todos os discos;
-Dependendo do caso, há maior tolerância a falhas, pois o sistema não é paralisado se uma unidade parar de funcionar;
-Um sistema RAID pode ser mais barato que um dispositivo de armazenamento mais sofisticado e, ao mesmo tempo, oferecer praticamente os mesmos resultados.
Tipos de RAIDExistem 2 tipos de RAID, um baseado em hardware e o outro baseado em software. Cada um possui vantagens e desvantagens.RAID baseado em software não é muito utilizado, pois apesar de ser menos custoso, é mais lento, possui mais dificuldades de configuração e depende do sistema operacional para ter um desempenho satisfatório. Este tipo ainda fica dependente do poder de processamento do computador em que é utilizado. O RAID por hardware é sem dúvida a maneira mais eficiente de implementar matrizes de discos rígidos e qualquer sistema operacional pode reconhecer uma